Radjalma Costa assume presidência da ASSBAN

07/10/24 - 18:28

Radjalma Costa assume presidência da ASSBAN

 

A Associação dos Bancos (ASSBAN) comunica que o senhor Radjalma Costa assume hoje, 03 de junho de 2024, a Presidência da Diretoria Executiva da entidade. O executivo possui vasta contribuição profissional para o desenvolvimento do Sistema Financeiro Nacional, razão que motivou a sua escolha pelo Conselho de Administração da ASSBAN. Entre 05 de abril de 2024 e hoje, a presidência executiva da associação foi exercida pela senhora Kelly Fiel.

 

O presidente do Conselho de Administração, Vasco Azevedo, agradece pela dedicação da senhora Kelly Fiel nesse período de transição e deseja ao senhor Radjalma sucesso em sua gestão. De acordo com Azevedo, “a aprovação por unanimidade do novo presidente da Diretoria é fruto da certeza de que a sua longa e sólida trajetória muito contribuirá para elevar a qualidade dos trabalhos da entidade”.

 

Perfil do novo presidente da diretoria

 

Radjama foi servidor do Banco Central do Brasil (BCB), de 1974 a 2011, onde ocupou cargos de coordenador, chefe de divisão, chefe adjunto de departamento e consultor sênior. Durante 24 anos, na área internacional do BCB, foi chefe da Divisão de Operações de Câmbio, encarregado da implantação da nova política cambial do Plano Real. Por 14 anos atuou na área de política monetária do BCB; integrante a equipe que desenvolveu e implantou o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro.

 

Em sua vasta experiência profissional, o executivo contribuiu como representante do Brasil junto ao Centro de Estudos Monetários para a América Latina (CEMLA), no grupo responsável pelo desenho e implantação de um Marco Interamericano de Pagamentos; representou o Brasil no Comitê de Sistemas de Pagamentos (CPSS) do Banco Internacional de Liquidações (BIS); foi membro do Comitê Gestor de Revisão dos Princípios e Recomendações para as áreas de sistemas de pagamentos de sistemas de compensação e de liquidações com ativos do CPSS/IOSCO, 2006/2010.

 

Como Consultor Técnico, atuou na qualidade de Coordenador e Orientador, pelo MEFMI (Macroeconomic & Financial Management Institute of Eastern and Southern África), em seminários sobre Sistemas de Liquidação de Ativos e Pagamentos e operação de sistemas de liquidação bruta em tempo real em Angola, de 2002 a 2004.

 

Também foi Consultor Técnico especialista em Mercado de Câmbio e em Sistemas de Pagamentos, pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para implementação de operação de leilão público de moeda estrangeira e reestruturação do mercado de câmbio em São Tomé e Príncipe, de 2004 a 2007.

 

Posteriormente, teve passagem no Banco Nacional de Angola, como Consultor para área de sistema de pagamentos, responsável pela montagem e implementação de treinamento técnico ao pessoal daquele banco, entre 2007 e 2008.

 

Após concluir sua carreira no Banco Central, Radjalma trabalhou como consultor para a Bm&fBovespa (hoje B3) para desenvolver regulamento operacional e orientações para unificação de suas 4 câmaras de compensação, em 2012.

Entre 2012 e 2015, foi contratado pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), para assuntos relativos a sistemas de pagamentos e desenvolvimento de soluções de meios de pagamentos eletrônicos.

 

Na Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) atuou entre 2013 e 2015 em assuntos relacionados à indústria de cartões de pagamentos, atendendo ao nível estratégico da entidade.

 

De 2013 a 2017, foi consultor parceiro no Brasil, da Glembrooks Partners, São Francisco, CA-USA, para assuntos e produtos relacionados à indústria de pagamentos.

 

A ASSBAN: 50 anos de história e trabalho

 

Os dirigentes da ASSBAN e todo o corpo técnico da entidade saúdam o novo presidente executivo e desejam um bom trabalho à frente da entidade nos próximos anos, com foco em ampliação de diálogo com a sociedade e na inovação para atendimento às demandas dos Associados da ASSBAN.

 

A entidade, que completou 50 anos em 2022, preserva seu foco no cumprimento de sua missão de “conferir de maneira legítima oportunidades e soluções aos anseios dos associados e propiciar excelência no atendimento ao público usuário dos serviços bancários”.

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